fbpx
Perguntas e Respostas2018-07-23T00:19:35+00:00

Perguntas e Respostas

Respondemos aqui as principais dúvidas

O que é carteira administrada?2018-08-13T17:00:36+00:00

A carteira administrada não é um produto ou um investimento específico, mas sim um serviço prestado por uma empresa e por profissionais habilitados pela CVM para tal atividade. Através desse serviço os investimentos dos clientes são geridos e administrados por uma equipe de profissionais, que se dedicam exclusivamente e atentamente aos movimentos econômicos e de mercado, visando atingir os objetivos estabelecidos em conjunto, sempre respeitando o perfil de risco e características de cada investidor.

A Fiere Investimentos encontra os melhores produtos de acordo com o perfil do cliente nas diversas “plataformas” ou bancos, para rentabilizar da melhor maneira a carteira de investimentos dos clientes.

Umas das grandes vantagens é que o investidor terá toda a rentabilidade dos melhores produtos selecionados para seu perfil, sem que o gestor se remunere através de comissões, spreads ou corretagens, eliminando qualquer tipo de conflito de interesses. A Fiere cobra apenas sobre o valor administrado, para realizar a análise, execução e monitoramento dos investimentos de forma personalizada.

O que é uma Gestora de Investimentos?2018-08-13T16:40:39+00:00

Gestora de investimentos ou Assets Management, como são chamadas são instituições autorizadas pela CVM a prestar o serviço de administração de recursos financeiros, como gerir fundos de investimentos, fundos exclusivos, clubes de investimentos e carteiras administradas.

As regras para funcionamento de uma gestora são muito semelhantes as regras de um grande banco, o que diferencia é que as Gestoras de Investimentos são instituições independentes e desse modo podem buscar os melhores investimentos em todas as instituições financeiras, corretoras ou bancos no Brasil e no Exterior.

O que é Gerente de Sucesso?2018-07-30T18:02:22+00:00

O Gerente de Sucesso é o responsável direto por toda a jornada e relacionamento do cliente com a Fiere Investimentos, desde o claro entendimento das metas , objetivos, anseios, necessidades e riscos dos clientes até as reuniões de acompanhamento e atendimento das demandas dos clientes no dia a dia. Promovendo ao cliente a melhor experiência na relação dinheiro x investimento.

É uma das figuras mais importantes em nossa empresa, pois é o elo entre o cliente e nossa equipe de gestão, afinal o Gerente de Sucesso busca entender ao máximo seus clientes e trabalhar junto com a instituição para maximizar os resultados e a satisfação de nossos clientes.

Qual o risco de contratar uma empresa para gerir meus investimentos2018-08-13T16:32:54+00:00

Ao contratar uma empresa de gestão profissional, o cliente está delegando uma função a uma equipe que tem mais conhecimento do assunto, assim como quando  levamos o carro ao mecânico ou vamos ao médico, nós  os procuramos pois são conhecedores das suas especialidades  e nos sentimos seguros em delegar e seguir a orientação desses profissionais.

O cliente  não corre “risco  gestora”, pois a gestora  não vende produtos, apenas presta  serviço de administração e gestão de  investimentos, ou seja, o dinheiro do cliente  que está alocado via gestora em qualquer instituição financeira permanece em nome do cliente, o cliente não transfere nenhum recurso para a conta ou nome da empresa que irá gerir os investimentos.

O dinheiro do cliente é alocado em uma conta aberta em nome do cliente nas corretoras e bancos que ele desejar.

O recurso do cliente só transita entre contas de mesmo CPF, ou seja, de mesma titularidade.

A empresa de gestão de investimentos é apenas a prestadora de serviço que irá atuar em busca dos resultados alinhados com o cliente e possui um contrato de prestação de serviço para isso que pode ser rescindido sempre que o cliente não estiver satisfeito.

Como acompanho meus investimentos e meus resultados?2018-08-13T16:30:49+00:00

Como os investimentos não saem do nome do cliente, o cliente tem acesso aos sistemas das corretoras e bancos que escolher, de forma que podem acompanhar todos os investimentos que estão sendo realizados, bem como seus saldos e extratos. Além desse acompanhamento a gestora envia periodicamente um relatório consolidado e cotizado com os ativos que o cliente lhe atribuiu para gestão e seus resultados.
Mesmo com o acesso as instituições e aos relatórios enviados, o cliente conta ainda com o atendimento de seu Gerente de Sucesso, que estará sempre à disposição para auxiliar e prestar qualquer informação. É importante ressaltar ainda que o cliente conta com uma série de reuniões periódicas com seu Gerente de Sucesso, para alinhamento e acompanhamento dos resultados e objetivos.

Onde aporto meus dinheiro para a gestora investir?2018-07-28T17:26:58+00:00

O aporte do dinheiro que será gerido pela gestora deverá ser feito nas corretora ou bancos em que o cliente desejar que nossa equipe realize a gestão, cada instituição financeira utiliza um método para a transferência, mas em todas o recurso deverá ser transferido de uma conta de mesma titularidade.

Em toda conta de investimento, independente de qualquer instituição o aporte e resgate só é realizado entre contas de mesma titularidade.

Vantagens de contratar uma empresa de gestão de investimentos2018-07-28T17:30:14+00:00

A grande vantagem é ter uma equipe de profissionais especializada alinhada aos seus objetivos e interesses, acompanhando e monitorando todo o mercado de investimentos em busca do que tiver de melhor de forma personalizada as suas necessidades, é importante destacar ainda a isenção do conflito de interesse na escolha de ativos e instituições para a composição da carteira de investimentos.

Qual a diferença entre a gestora de investimentos e a corretora de investimentos?2018-07-30T18:18:59+00:00

A Gestora de Investimentos recebe taxa de administração e em alguns casos taxa de performance, então o que interessa para uma empresa de gestão, além da satisfação do cliente é que seu patrimônio cresça, devido aos bons serviços de sua equipe, sempre respeitando o perfil de investimentos de cada um.

Corretora se remunera através de taxas de corretagem, spreads e outras taxas de “venda” de produtos financeiros. Quem decide o que comprar é o investidor, que por vezes não tem experiência suficiente para escolher qual os melhores investimentos.

É importante destacar que a Gestora de Investimentos, tem acesso à todas as instituições financeiras e corretoras do mercado, de modo que busca sempre o que tiver de melhor para o cliente.

De onde posso contratar a Fiere Investimentos?2018-07-30T18:01:59+00:00

A Fiere Investimentos atua de forma nacional, o cliente pode contratar através do site, no botão quero contratar. A assinatura do nosso contrato é feita de forma digital e  todas as reuniões são realizadas de forma online. Caso o cliente esteja em alguma cidade em que temos escritório físico, pode agendar uma reunião presencial.

Quando contrato a gestora estou investindo em um fundo de investimentos?2018-07-30T18:27:33+00:00

A Fiere Investimentos, não possui fundos de investimentos próprios, realizamos a gestão de investimentos dos clientes através da prestação de serviço de carteira administrada. (Caso não saiba o que é Carteira Administrada, confira aqui).
Nosso trabalho é personalizado para cada cliente e para uma alocação de investimentos, buscamos os melhores fundos de investimentos do mercado, sempre respeitando os objetivos e perfil do cliente, além da alocação em fundos investimentos nossa equipe aloca em ativos de renda fixa e renda variável diretamente de acordo com a necessidade de cada investidor.

Como contratar a Fiere Investimentos?2018-08-13T16:29:29+00:00

A contratação é feita de forma online e digital, basta preencher o formulário de cadastro e perfil de risco disponível através do botão “Quero Contratar”. Após o preenchimento será gerado um contrato digital que será enviado em seu e-mail para assinatura digital via plataforma DocuSign.

Basta efetuar a assinatura, para que nossa equipe entre em contato e agende o início do trabalho e fluxo de reuniões, para entendimento das suas necessidades e lhe auxiliar na relação dinheiro x investimento.

É importante sempre ressaltar que a cobrança só terá início após o começar o trabalho de gestão e que nosso contrato não tem multa e nem tempo mínimo de permanência.

Como efetuar o cancelamento?2018-08-13T16:24:45+00:00

Nosso contrato de prestação de serviço de Carteira Administrada, não possui nenhum período mínimo e nem multa para o cancelamento, a partir do momento da solicitação formal do cancelamento, o contrato será rescindido sendo cobrado do cliente apenas o pró-rata do período de vigência. Em nosso contrato consta o informativo de que levará até 15 dias para o efetivo cancelamento dos acessos da gestora à conta de investimentos do cliente, pois esse é o prazo máximo solicitado pelas instituições financeiras, se faz necessário esclarecer que o cliente não pagará por esse prazo.

Como é a cobrança da Fiere Investimentos?2018-07-23T00:16:58+00:00

A fatura digital é enviada por e-mail para o cliente, que tem a opção de pagar via boleto ou via cartão de crédito. O vencimento é sempre o quinto dia útil do mês subsequente à prestação de serviço.

A gestora pode transferir meu dinheiro?2018-07-28T17:32:58+00:00

A gestora  pode solicitar  transferências entre as contas de investimentos e as contas externas em bancos comerciais, que devem ser previamente cadastradas pelo próprio cliente, e em mesma titularidade. Os valores investidos nunca podem ser transferidos para terceiros, mesmo que seja autorizado e solicitado pelo cliente, o sistema financeiro não permite essa transação.

A gestora pode investir no exterior?2018-08-13T16:22:56+00:00

A Fiere Investimentos, realiza a gestão dos investimentos no exterior, para clientes que desejarem esse tipo de operação, desde que tenham recursos mínimos para isso, de acordo com a política de nossa empresa. Para saber mais, entre em contato com nossa equipe de relacionamento.
Para quem já é cliente basta a assinatura de um aditivo contratual.

Quais os próximos passos após eu assinar o contrato?2018-08-13T16:20:40+00:00

Após a assinatura do contrato, nossa equipe irá agendar as reuniões iniciais para o entendimento do perfil e necessidades do cliente, bem como a escolha das instituições financeiras.
Após a apresentação do plano de investimentos da nossa equipe de gestão é que o trabalho efetivamente começa.
Nosso objetivo é sempre maximizar o resultado do cliente respeitando o perfil e seus anseios.

Se eu assinar o contrato e não gostar do serviço da Fiere Investimentos?2018-08-13T16:18:26+00:00

O contrato não possui nenhuma multa contratual e nem tempo mínimo, por tanto pode ser rescindido a qualquer momento. Nosso objetivo é o sucesso e a satisfação do cliente.

Como a Fiere Investimentos sabe quais são os melhores investimentos para mim?2018-07-23T00:16:57+00:00

O processo de avaliação para a composição da carteira de investimentos, é criterioso e personalizado. Primeiramente o investidor passa por um questionário de avaliação de perfil de risco. Após a análise da Fiere , o investidor é direcionado para o Gerente de Sucesso que fará a primeira entrevista afim de buscar os principais objetivos para aquele investimento. Nesta entrevista um membro da equipe de investimentos sempre estará em conjunto para detectar o objetivo de retorno do investidor e assim sugerir a carteira de investimentos mais eficiente.
A Fiere Investimentos monitora todas as possibilidades de investimentos disponíveis no mercado, se tornando um grande hub de oportunidades para seus clientes, sempre guiando o cliente para as oportunidade que melhor atendem suas necessidades.

Os investimentos são iguais para todos os clientes da Fiere Investimentos?2018-08-13T16:13:54+00:00

Não. Cada  carteira de investimento é cuidadosamente avaliada por nossa equipe de gestão que tem como métrica as expectativas do cliente no que tange os objetivos, o risco e o retorno esperado. Com esse cenário traçado buscaremos a melhor alocação possível dentro da eficiência de risco x retorno.

Cada investidor é único, assim como seus objetivos, anseios e necessidades. A Fiere Investimentos respeita antes de tudo o INVESTIDOR que você é.

O que é o perfil de investidor e como é definido?2018-08-13T16:09:34+00:00

É  uma  análise  obtida através  de respostas dadas pelo  cliente à situações chave, a somatória dos pesos  atribuídos a cada resposta dá um valor que mostra  o quanto apto ao risco é o cliente. É um questionário  que deve ser preenchido  pelo cliente,de forma honesta  e segura sobre suas necessidades  e seus investimentos.

Além dessa análise a Fiere Investimentos designa um Gerente de Sucesso que irá acompanhar o cliente durante toda a sua jornada junto à nossa empresa, sendo assim acompanharemos o cliente de perto, para ter o real entendimento de suas necessidades e expectativas com relação ao seu capital e seus investimentos.

Qual o valor do investimento que a Gestora gere por mim?2018-08-13T16:08:09+00:00

Para que a Fiere Investimentos preste um bom serviço para você o capital mínimo é de R$ 50 mil, porém é importante destacar que quanto maior o investimento, melhor será  gestão de risco, visto as possibilidades de diversificação entre produtos e instituições financeiras.
Nosso trabalho de gestão se dá através da Carteira Administrada ou através de Fundos Exclusivos e essa definição se dá pelo valor do investimento gerido.
Não existe valor máximo para que façamos a gestão e nem obrigatoriedade de gerirmos todos os investimentos do cliente, o cliente é quem determina qual o percentual de seus investimentos serão geridos pela Fiere.

A Fiere Investimentos faz gestão apenas meus investimentos em Renda Variável?2018-07-23T00:16:57+00:00

Se o cliente quiser sim, o cliente decide qual tipo de investimento quer delegar à gestão da Fiere, mas nosso objetivo é sempre buscar o entendimento da real necessidade do cliente e diante disso direcionar para a melhor estrutura ou alocação.

Quais investimentos a gestora pode gerir para mim?2018-07-23T00:16:57+00:00

A Fiere Investimentos, pode gerir qualquer investimento mobiliário para o cliente no Brasil ou no Exterior, dependendo da necessidade e objetivo do cliente, nós sempre vamos buscar a melhor alocação para o cliente independente da instituição escolhida.

Qual a diferença entre a Gestora de Investimentos e Agente Autônomo de Investimentos?2018-08-13T16:06:42+00:00

A gestora de investimentos é uma empresa apta a orientar e tomar decisões sobre investimentos para seus clientes, é regulada e supervisionada para tal, tendo sempre seus objetivos alinhados as expectativas dos clientes.

O agente autônomo  de investimentos, é  o profissional que vai  explicar os produtos, carência e custos. Ele não pode e não é autorizado à recomendar nenhum tipo de investimentos, pois diferente de um gestor de investimentos, a remuneração do agente autônomo vem de parte dos produtos que os clientes dele adquirem, o que claramente designa o conflito de interesses. Já a remuneração de uma empresa de gestão de investimentos vem da taxa de administração, não há comissões sobre nenhum produto que o gestor recomenda ao cliente.

Preciso deixar meu assessor de investimentos para ser cliente da Gestora?2018-08-13T16:05:25+00:00

A Fiere Investimentos não interfere na relação do cliente com a instituição financeira e nem com seu assessor de investimentos (agente autônomo de investimentos), porém algumas corretoras entendem que se o cliente contrata a Gestora ele não deve mais ser atendida pelo assessor, para evitar o conflito de informações e de interesses. É importante deixar claro que essa definição varia de corretora para corretora e a Fiere é isenta à essa política.

O que é pessoa politicamente exposta?2018-07-30T18:01:33+00:00

Segundo a Instrução CVM 301 é considerado pessoa politicamente exposta:

I – pessoa politicamente exposta aquela que desempenha ou tenha desempenhado, nos últimos 5 (cinco) anos, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, no Brasil ou em outros países, territórios e dependências estrangeiros, assim como seus representantes, familiares e outras pessoas de seu relacionamento próximo.

II – cargo, emprego ou função pública relevante exercido por chefes de estado e de governo, políticos de alto nível, altos servidores dos poderes públicos, magistrados ou militares de alto nível, dirigentes de empresas públicas ou dirigentes de partidos políticos; e
II – familiares da pessoa politicamente exposta, seus parentes, na linha direta, até o primeiro grau, assim como o cônjuge, companheiro e enteado.

* O prazo de 5 (cinco) anos referido no inciso I deve ser contado, retroativamente, a partir da data de início da relação de negócio ou da data em que o cliente passou a se enquadrar como pessoa politicamente exposta.

* Sem prejuízo da definição acima, são consideradas, no Brasil, pessoas politicamente expostas:
I – os detentores de mandatos eletivos dos Poderes Executivo e Legislativo da União;
II – os ocupantes de cargo, no Poder Executivo da União:
a) de Ministro de Estado ou equiparado;
b) de natureza especial ou equivalente;
c) de Presidente, Vice-Presidente e diretor, ou equivalentes, de autarquias, fundações públicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista; ou
d) do grupo direção e assessoramento superiores – DAS, nível 6, e equivalentes;
III – os membros do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal e dos tribunais superiores;
IV – os membros do Conselho Nacional do Ministério Público, o Procurador-Geral da República, o Vice-Procurador-Geral da República, o Procurador-Geral do Trabalho, o Procurador-Geral da Justiça Militar, os Subprocuradores-Gerais da República e os Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal;
V – os membros do Tribunal de Contas da União e o Procurador-Geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União;
VI – os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Presidentes de Tribunal de Justiça, de Assembléia Legislativa e de Câmara Distrital e os Presidentes de Tribunal e de Conselho de Contas de Estados, de Municípios e do Distrito Federal; e
VII – os Prefeitos e Presidentes de Câmara Municipal de capitais de Estados.